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Psicologia das cores em marketing

Psicologia das cores em marketing

Você já reparou que, na maioria dos restaurantes de fast food, a cor vermelha é a preferida para a composição visual?

Mas será que o McDonalds, Pizza Hut, Burger King e o KFC utilizam essa cor no logotipo de forma aleatória?

A resposta é não! Na verdade, a escolha dessa cor faz parte de uma estratégia de marketing: a psicologia das cores.

Nesses exemplos, as redes de fast food acima exploram o vermelho pois essa cor comunica energia e é conhecido por estimular o apetite.

Além disso, estudos apontam que o vermelho é capaz de aumentar o ritmo cardíaco e criar um senso de urgência.

Continue a leitura deste artigo e saiba como as cores podem contribuir fortemente para o aumento das suas vendas!

A Psicologia das Cores no marketing

De acordo com algumas pesquisas realizadas pelo Neil Patel do QuickSprout, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra.

Ou seja, no cenário do marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço é pensado para estimular a compra.

Diante disso, especialistas em Marketing realizam amplos estudos para compreender a psicologia das cores e como aplicá-las em um determinado negócio.

Então, por exemplo, cores utilizadas para uma rede de restaurantes – com cores excitantes – pode causar impactos negativos para um estúdio de yoga – local que requer tranquilidade – por exemplo.

Por isso, é de suma importância compreender o comportamento humano em relação às cores para não influenciar negativamente no negócio.

Significado das cores

Compreender esse ramo é um tanto complicado, tendo em vista que não são somente as cores que influenciam nas sensações positivas e negativas.

Na verdade, a variação dos tons também tem emoções escondidas por trás delas.

Então, por exemplo, o amarelo em tons mais chamativos pode expressar excitação.

Entretanto, o amarelo em um tom mais claro expressa tranquilidade.

Nesse caso, podemos notar uma clara dicotomia da cor, que necessita de uma análise mais profunda, para ser aplicada de forma correta.

Mas no geral, para facilitar a compreensão das cores, alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados mais atribuídos às cores.

Observe algumas das dezenas de atribuições

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência

Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade

Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade.

Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante

Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente saudável.

Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança.

Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação.

Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade

Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério.

Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento.

Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico

Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

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