Blog

Marketing e Branding: você conhece as diferenças entre eles?

Marketing e Branding

Quando falamos de negócios, dois conceitos muito comuns que surgem são Marketing e Branding. Os dois caminham juntos, porém com suas diferenciações, que muitas vezes podem gerar dúvidas nas pessoas.

Assim, destacamos neste artigo as principais diferenças entre os conceitos de Marketing e Branding para que você possa explorá-los da melhor forma no seu negócio.

  • Marketing e Branding: o que são?
  • Quais são as diferenças entre eles?

Marketing e Branding: o que são?

Antes de abordarmos as diferenças entre marketing e branding, é essencial destacarmos o que é Marketing e o que é Branding separadamente.

O que é Marketing?

O Marketing é uma das formas de gerenciar um negócio com foco em atração e conversão de usuários em clientes.

Para isso, se utiliza de diversas ferramentas e fatores estratégicos que tem como objetivo promover a venda dos produtos e/ou serviços da empresa.

É um elemento indispensável nas empresas, principalmente por apresentar um potencial de conversão muito grande.

Marketing está muito relacionado à geração de necessidade sobre a sua solução no potencial cliente e à atração deste ao promover o valor que a solução apresenta.

O que é Branding?

Por outro lado, o Branding está muito relacionado ao conceito de marca e é uma maneira criar e reforçar o valor da sua marca no mercado.

Então, utiliza-se de ferramentas que geram conexão, relacionamento e autoridade com sua audiência e tornam sua solução relevante no mercado.

O conceito de Branding está fortemente relacionado com a identidade da marca, os aspectos visuais que remeterão ao seu negócio e ao reforço do valor da sua marca no mercado e no nicho que está presente.

Quais são as diferenças entre eles?

Agora que você já sabe o que significa cada conceito dentro do seu negócio, vamos entender as diferenças entre eles.

Os dois conceitos estão relacionados e comumente andam juntos nas estratégias das empresas, apesar das diferenças.

Assim, as principais diferenças entre os dois são:

  • Enquanto o Marketing trabalha para atrair o cliente, o Branding impacta a decisão de compra do usuário e aumenta a autoridade da sua marca no mercado.
  • Branding é sobre gerar valor, relacionamento, sentimento de lealdade e conexão com o cliente. Já o Marketing desperta o interesse, impulsiona as vendas de produtos e/ou serviços da empresa e gera receita.
  • O Branding vem antes do Marketing. Marketing tem um destino final, que é gerar vendas para a empresa, enquanto o Branding tem o objetivo de criar uma reputação e uma marca memorável para os clientes.

E então, conseguiu perceber as diferenças entre eles?

Se você gostou desse conteúdo, então continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

pwa

Você sabe o que é PWA? Entenda.

A praticidade dos sistemas móveis tem transformado os costumes e o modo de pensar dos indivíduos. Na cultura virtual,  o tamanho do percurso precisa ser

×