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Entenda o que é e quais são as vantagens do CRM

Quem estuda ou trabalha com marketing já está familiarizado com o uso do CRM e entende a indispensabilidade do seu uso. Porém, além dessa área específica, a ferramenta também vem sendo conhecida e até utilizada por empreendedores e empresas que visam melhorar e automatizar o contato com o próprio cliente. Nesse artigo você entenderá o que é o CRM e quais as vantagens de utilizá-lo no contato com o seu cliente. Aproveite a leitura!

O que é CRM?

A sigla em inglês CRM é a abreviação para Customer Relationship Management. O significado para esse termo em português é Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta visa proporcionar uma melhor interação de uma empresa com o seu cliente. Isto é, a partir de uma série de medidas para organizar as informações coletadas com o contato do mesmo. Entenda um pouco mais sobre o funcionamento do CRM no tópico abaixo.

Como funciona o CRM?

O CRM se baseia em medidas de organização que consistem em coletar todas as informações possíveis. Isto é, desde o primeiro contato com o cliente de maneira automatizada. Essa ferramenta fará com que as informações coletadas sirvam de auxílio. E que além disso, sejam usadas estrategicamente para fechar o negócio e criar uma boa relação com seu público. Por exemplo, se um cliente acessa seu site e deseja entrar em contato com sua empresa, com o CRM é possível obter dados pertinentes para realizar uma abordagem mais eficiente no momento de atendê-lo. A abordagem também será interessante ao atender um cliente que retornou ou que você tornou a contatar após ele não ter fechado a compra inicialmente. Com o sistema de informações, você saberá exatamente o que não deu certo no último atendimento e além disso, poderá planejar uma estratégia para fechar o negócio dessa vez.

Vantagens de utilizar o CRM na sua empresa

Como vantagens no seu uso, é importante destacar que o CRM auxilia no planejamento estratégico de abordagem com o seu cliente, o que já te dá uma grande vantagem para convertê-lo em venda feita. Além disso, o CRM também otimiza seu tempo de atendimento, já que com algumas informações prévias, algumas descobertas não precisam ser feitas. Como se tempo já não fosse dinheiro, a ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente também auxilia o empreendedor a descobrir o que há de menos interessante em seu produto ou serviço, o que, se receber melhorias, criará muitas possibilidades de vendas. A inversa também é verdadeira e com o acúmulo de dados, é possível descobrir o que você tem de melhor para continuar investindo nisso. É uma verdadeira mão na roda!

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