O sucesso de qualquer parte da comunicação visual depende da cor. A pesquisa sobre o impacto da cor no marketing nos diz que a pessoa média demora apenas 90 segundos para tomar uma decisão subconsciente sobre um produto, e que 62-90% dessas decisões são baseadas apenas na cor.
Consequentemente, aprimorar seu conhecimento da teoria das cores e da psicologia pode ajudar muito a aumentar as conversões, o desenvolvimento web e, em muitos casos, melhorar a usabilidade de suas interfaces.
Aqui estão alguns fatores que você precisa ter em mente ao tomar decisões sobre cores em seus projetos.
Quando se trata de cores, uma coisa que você certamente encontrará é controvérsia. Já foram realizadas várias tentativas de mapear sentimentos e emoções humanas em referência à cor.
Em geral, cores diferentes retratam o seguinte:
VERMELHO
Conotações positivas: energia, paixão, força, calor, excitação
Conotações negativas: raiva, agressão, medo, rebelião, mal
Usado para: Criar urgência, estimular o apetite, parar o sinal
AMARELO
Conotações positivas: Felicidade, otimismo, calor, diversão, diversão
Conotações negativas: Crítica, covarde, impaciente, pessimista, impulsiva
Usado para: Iluminar o espírito, demonstrar lúdico, mostrar calor
VERDE
Conotações positivas: Crescimento, vitalidade, natural, terrestre, equilibrado
Conotações negativas: ganancioso, materialista, inveja, desonesto, indiferente
Usada para: Demonstrar crescimento, mostrar credenciais ecológicas, sinalizar
AZUL
Conotações positivas: confiança, estabilidade, tranquilidade, integridade, lealdade
Conotações negativas: tristeza, frieza, previsibilidade, conservador, rigidez
Usada para: Promover calma, ganhar confiança, mostrar limpeza
PRETO
Conotações positivas: autoridade, controle, força, sofisticação, sedução
Conotações negativas: secreta, negativa, sombria, deprimente, distante
Usada para: Criar mistério, afirmar confiança, demonstrar sofisticação.