Blog

3 dicas para editar fotos

Edição de fotos

Tentar editar uma fotografia pode dar muito trabalho, porém existem muitos programas que permitem editar fotos em diferentes graus de complexidade.

O Adobe Photoshop, por exemplo é o software que os profissionais mais utilizam. Mas existem outros aplicativos, como o GIMP, que são gratuitos e oferecem muitas das mesmas ferramentas.

O truque para editar uma foto como um profissional é saber com quais aspectos da sua foto você quer mexer. Isto é, você não precisa necessariamente de um programa específico para fazer a maioria dos ajustes. Ao editar cores, matiz bem como saturação, níveis e retocar manchas em qualquer programa, você pode transformar essa foto média em uma ótima. Veja nossas dicas nesse artigo!

Escolha um software de edição de fotos

Obtenha um programa de edição de fotos digital adequado ou use um site online para edição. Você tem uma lista quase interminável de opções quando se trata do seu software de edição de fotos.

Se você está falando sério sobre ser um editor de fotos profissional, então você deve olhar para o Adobe Creative Suite, que oferece vários programas como Photoshop, Elements e Lightroom.

Esses programas funcionam em conjunto e oferecem o maior conjunto de ferramentas para edição de fotos. No entanto, você pode encontrar muitas alternativas menos caras ou gratuitas.

Porém, antes de gastar muito dinheiro, baixe um programa gratuito ou use uma versão de teste de um software pago para ver se você gosta.

Editar uma foto para parecer que foi feita por um profissional nem sempre envolve software sofisticado, pois os elementos básicos são os mesmos. Ajustar o equilíbrio de branco, fixar cores, reduzir o ruído e saber mexer com camadas são técnicas que podem melhorar muito sua foto e podem ser feitas na maioria dos softwares de edição de fotos.

Comece com software livre

 Se você é novo na edição de fotos, ou apenas precisa de um aplicativo para retoque nas fotos que você tirou, não pule direto para pagar por um software caro. Há muitas opções gratuitas que ainda lhe darão muitas ferramentas para editar e retoque suas fotos como um profissional. São elas:

  • Os usuários de Mac podem experimentar o Apple Photos. Suas fotos e edições podem sincronizar com o iCloud. Além disso, há muitas opções para editar suas fotos em termos de cor, ruído, retoque, temperatura e muito mais.
  • O Fotor também oferece uma ampla gama de ferramentas e efeitos para transformar sua foto em uma obra de arte profissional. Ele também permite importar arquivos brutos e até adicionar camadas, como o Photoshop.
  • O Perfect Effects é como uma versão gratuita do software da Adobe. Com mais de 150 efeitos fotográficos de um clique, ferramenta de pincel e ferramentas de filtro, e muito mais, ele permite que você manipule suas fotos extensivamente.
  • GIMP é um editor de fotos de código aberto. O GIMP oferece muitos dos mesmos recursos que um software pago como o Photoshop ofereceria, como ferramentas de pincel, correção de cores, seleção e aprimoramento.

Pague pelo software

Agora se você está falando sério sobre a edição de fotos, e pode até mesmo fazer uma carreira com a edição, considere pagar por software. O software pago normalmente oferece mais ferramentas para usar. Ademais, tem melhor suporte e permite que você edite suas fotos mais em profundidade do que um editor gratuito.

O Adobe Creative Suite é o software mais popular para criar, editar e ilustrar todos os tipos de arte digital, desde fotos até filmes. No entanto, existem outras opções menos caras que lhe dão muitas ferramentas para editar suas fotos como um profissional. São elas:

  • O Photoshop é tipicamente o software usado pelos profissionais, pois permite manipular uma ou muitas fotos de quase qualquer maneira que você possa imaginar. No entanto, a curva de aprendizado pode ser íngreme, e é cara.
  • Adobe Lightroom é uma alternativa ao Photoshop que também funciona ao lado do Photoshop. Lightroom é um pouco mais fácil de usar e permite que você recue em suas edições muito mais fácil do que o Photoshop.
  • PhaseOne Capture One Pro é uma alternativa ao Lightroom que é menos caro. Como o Lightroom, o phaseOne permite que você carregue suas fotos em uma biblioteca e faça edições não destrutivas facilmente sem modificar sua imagem original.

E então, esse conteúdo foi útil para você? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse. E se você estiver procurando Soluções que misturam criatividade bem como modernidade, utilizando as melhores linguagens de programação e as últimas tecnologias, entre em contato para um orçamento!

pwa

Você sabe o que é PWA? Entenda.

A praticidade dos sistemas móveis tem transformado os costumes e o modo de pensar dos indivíduos. Na cultura virtual,  o tamanho do percurso precisa ser

×